domingo, 25 de abril de 2010

TÉCNICA DEVORADA #4 - CROWDSOURCING - EXEMPLOS

O My Starbucks Idea é uma iniciativa da Starbucks que através do crowdsourcing, pede ajuda aos seus consumidores para definirem o rumo da marca. Através deste site os consumidores podem dar ideias, que são depois votadas e discutidas com os outros consumidores.
Existe um indice de todas as ideias, que são avaliadas e depois organizadas por ordem de votação, acumulando pontos. Cada proposta pode depois receber comentários que contribuem para o seu aperfeiçoamento. A starbucks tem uma equipa dedicada à análise e comentário das ideias, composta por diversos membros de várias áreas da empresa. Esta equipa faz uma análise a todas as propostas apresentadas, sendo que comenta e avaliada cada uma das ideias individualmente. Depois, das ideias mais votadas, algumas são implementadas, sendo que a única recompensa para os seus autores é o reconhecimento no site.
Este é um projecto que dá o poder ao consumidor, e apesar de não ter nenhuma recompensa física, há sempre o "Este produto fui eu que fiz" que sabe bem poder dizer. É uma forma válida e relevante de aproximar o consumidor da marca e de conversar com o mesmo de forma directa, ampliando assim ligação que este cria com a marca.



Seguindo a tendência, a Victors & Spoils é a primeira agência de advertising cuja base acenta no crowdsourcing, onde todo o trabalho estratégico, criativo e gráfico é adquirido ao lançar os desafios em aberto. Fundada em 2009 por três parceiros com um passado recente em agências de grande nome internacional, esta agência acredita que consegue criar conteúdos mais válidos se estes conteúdos vierem directamente do seu consumidor e forem desenvolvidos em comunidade. Realidade ou não, a verdade é que o buzz web em torno da agência tem sido muito.

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