domingo, 25 de abril de 2010

TÉCNICA DEVORADA #4 - CROWDSOURCING

A Palavra Crowdsourcing surge da junção entre Crowd (Multidão) e Outsourcing (Recrutar fora). Assim, crowdsourcing refere-se ao acto de atribuir tarefas a pessoas fora de uma empresa, sendo que esta atribuição é um pedido em aberto (ou seja, não é direccionado a ninguém em específico). Os problemas são expostos a um grupo (desconhecido ou não) de utilizadores que poderão resolver o problema. Os utilizadores – que grande parte das vezes são comunidades já existentes – propõem soluções que são depois avaliadas, escolhidas e apreendidas pela entidade que emitiu o pedido – o crowdsourcer – sendo que as ideias/soluções adoptadas são na maior parte das vezes recompensadas – quer seja através de compensações monetárias, prémios ou até reconhecimento.

Segundo Jeff Howe (revista Wired, 2006), existem 4 tipos de crowdsourcing:
> Crowdfunding – Junção de pessoas para angariar fundos
> Crowdcreation – Junção de pessoas para criar algo
> Crowdvoting – Junção de pessoas para decider acerca de algo
> Crowdwisdom – Junção de pessoas para adquirir conhecimento

Ainda que esta prática já se venha a verificar há alguns anos, nos últimos anos tem havido uma grande expansão da sua utilização através do marketing. Esta expansão deveu-se muito ao aparecimento do Web 2.0, que proporciona tecnologias para que exista uma comunicação em dois sentidos. Observou-se também nos últimos anos uma recorrência ao crowdsourcing para atingir objectivos empresariais.

As soluções que surgem do crowdsourcing podem advir de diversas fontes: amadores, indivíduos profissionais que trabalham voluntariamente no seu tempo livre, experts ou até mesmo pequenas empresas que numa fase inicial eram desconhecidas da organização que faz o crowdsourcing.

A grande diferença entre o crowdsourcing e o outsourcing comum é mesmo o público a quem é direccionado o problema: enquanto que o primeiro é um opencall, a outsourcing é dirigido a alguém em específico. Já em relação ao crowdsourcing e open source, apesar de ambos serem tarefas direccionadas para uma comunidade, a diferença está na origem do problema: no crowdsourcing o problema é lançado por um cliente para uma comunidade, mas pode ser resolvido tanto de forma individual como de forma colectiva enquanto que no open source o desafio é lançado pela comunidade e para a comunidade.

Muitas empresas têm recorrido ao crowdsourcing para o R&D de produtos ou até mesmo para tomar decisões em relações a algumas matérias. Com um consumidor cada vez mais expert, é cada vez mais importante passar as decisões para o lado do consumidor e dar-lhe realmente oportunidade de escolher aquilo que quer.


O Crowdsourcing em 8 passos:


O Crowdsourcing em menos de 3 minutos:




Vantagens
> Custo baixo ou até mesmo nulo
> Rápida resolução de problemas / aparecimento de soluções
> Soluções muito diversificadas
> Aproximação do consumidor, porque este se sente parte da solução

Desvantagens
> É considerado por muitos éticamente incorrecto, porque tira partido do trabalho dos outros
> Pode não produzir resultados se ninguém se sentir motivado pelo desafio
> Não é controlado pela empresa - o peso está do lado do consumidor



Bibliografia
> http://what-is-crowdsourcing.com/
> HOWE, Jeff "The Rise of Crowdsourcing". Wired, June 2006. (http://www.wired.com/wired/archive/14.06/crowds.html), consultado em 25/04/2010
> http://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing
> http://en.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing
> http://crowdsourcing.typepad.com/

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