domingo, 25 de abril de 2010

TÉCNICA DEVORADA #1 - BRAND ENTERTAINMENT - EXEMPLOS

A Vodafone é uma das marcas em Portugal que mais investe em brand entertainment. A sua presença na música exigiu até que em 2007 fosse criada uma marca para suportar toda a sua comunicação neste território. Assim surgiu a Vodafone Música.



A Vodafone começou a potenciar a sua associação à música em 2004, com a 1ª edição do Rock in Rio em Portugal. Apesar de não terem sido o principal patrocinador, foram a marca mais recordada após o evento, muito devido à sua comunicação pré-evento (guitarras gigantes espalhadas por Lisboa + ATL) e durante o evento. Desde então que o seu caminho tem sido bastante regular e válido neste território, associando-se sobretudo à divulgaçao / apoio a bandas porguesas.

Em 2006, com o intuito de oferecer bilhetes para a edição 2006 do Rock in Rio em lugares especiais (Best Seat), a Vodafone organizou a Corrida de Sofás Vodafone, um evento que reuniu algumas dezenas de pessoas para correr em sofás com rodas. O evento foi de tal forma bem sucedido que se repetiu em 2008 e tem já data marcada para voltar a acontecer em 2010, no Parque Eduardo VII.



Já em 2007, a Vodafone organizou os Concertos Flash sob o mote "tão depressa aparecem como desaparecem". Os Concertos Flash levaram artistas nacionais a tocar em várias cidades do país, em acções contra-relógio realizadas em apenas um dia - incluindo transporte, montagem e desmontagem do material.


Também em Julho de 2007, a Vodafone organizou a House Party, em que a marca deu a possíbilidade única de os vencedores de um passatempo poderem organizar e ser reis de uma festa com os seus convidados, numa casa de sonho e com a presença e concerto privado dos Blasted Mechanism. Esta acção teve um impacto enorme via web e WOM.



Em Setembro aconteceu o ponto alto da Vodafone Música em 2007: o Vodafone SoundClash!. Este evento que encheu o Pavilhão Atlântico colocou frente a frente, em dois palcos distintos, bandas de renome do panorama nacional: Boss AC, Blasted Mechanism, GNR e The Gift. Para além de interagirem entre elas, as bandas interagiram também com o público num formato musical nunca antes visto. A fechar o evento estiveram os Dezperados num set que celebrou a música nacional.



Para fechar o ano de 2007 na música, a Vodafone organizou ainda o Vodafone Mobile Music Awards no Coliseu de Lisboa, que visou premiar e destinguir artististas e personalidades da música nacional.

Em 2008 a Vodafone voltou a marcar presença no Rock in Rio, sendo novamente a marca mais associada a este evento. Para isso contribuiu novamente a Corrida de Sofás Vodafone e a presença da Fábrica de Sofás no próprio evento, bem como as animações e a performance de Joseph "Poolpo", o beatboxer que foi cara da campanha da marca neste ano.


Em 2010 a Vodafone vai voltar a estar presente no Rock in Rio, com o Best Seat Vodafone e o Vodafone Hotel, que marca já presença no imaginário de muitos dos seus consumidores. Para oferecer bilhetes para o Hotel, a Vodafone organizou a acção "Vodafone Webcamas" em que mediante a disponibilização de pistas e live chat no seu site, as pessoas tiveram que encontrar um dos anfitriões do Hotel em várias cidades do país. Toda esta acção tem sido acompanhada via Facebook.



Muito mais havia a dizer sobre a marca na área do Brand Entertainement, mas com a Vodafone Música facilmente se percebe por que motivos tem vindo a marca a ganhar destaque e share of heart junto dos seus consumidores, de uma forma relevante e, sobretudo, que é valorizada pelos mesmos.


Fontes
> Informação Action4^Ativism
> http://www.musicatotal.net/noticias/ver.php?id=5121, consultado a 24/04/2010
> http://www.facebook.com/vodafonemusica?v=app_7146470109, consultado a 24/04/2010

0 Dentadas:

Enviar um comentário